quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Jogos como Instrumento Complementar do Educador Matemático

        Vivemos hoje em um sistema educacional em que o principal objetivo é preparar o aluno para viver em um mundo de relações sociais de forma que ele seja autônomo, respeite o próximo e lide com os problemas do dia-a-dia. Nesse cenário, o grande desafio do ensino da Matemática é subsidiar a transição do conhecimento construído concretamente para o pensamento abstrato.
      A matemática tem um papel fundamental na formação do aluno quando se desenvolvem metodologias que enfatizam a construção de estratégias,criatividade e autonomia, o aluno percebe que é capaz de enfrentar desafios, já que o estudo da matemática tende a levá-lo à abstração conceitual.

      Na preocupação com a formação docente e na tentativa de traçar estratégias de ensino que possibilitem melhores resultados, o presente trabalho focaliza o uso do material didático e de atividades lúdicas para a construção dos conceitos matemáticos; buscando levantar a estratégia de ensino que poderá viabilizar a redução dos resultados negativos, bem como a resistência dos alunos percebidos na disciplina de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário