sábado, 11 de dezembro de 2010

TEXTO: Informática e Educação Matemática

O texto nos mostra que a informática teve início dentro da educação quando começaram a ser criados os softwares instrucionais, o computador era uma ferramenta para um ensino mecanizado, ou seja, o aluno usava essa ferramenta para reproduzir o conhecimento transmitido pelo professor. 
O papel do professor hoje, diante da informática está muito mais fácil, já que nossos alunos estão completamente familiarizados com essas tecnologias, por isso o professor não precisa e não deve continuar usando esta ferramenta apenas como um meio de reprodução e sim como uma ferramenta extremamente produtiva para a aprendizagem do aluno. A informática deve ser usada na construção do conhecimento, diante da imensidão de informações e softwares educacionais esta tarefa não será muito dificil para o professor. 
É necessário conhecer e utilizar estes softwares matemáticos para a interação e contextualização do conteúdo matemático. O professor deve assumir o papel de mediador do aprendizado e não apenas o de transmissor de conhecimento, com esta postura o professor estará transformando o ensino tradicional (professor apenas transmissor de conhecimento e aluno apenas receptor) em um ensino que leve o aluno a aprendizagem significativa já que o aluno participará muito mais do seu aprendizado adquirindo muito mais conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário